Sucuri-amarela é devolvida à natureza por técnicos do Instituto Água e Terra

Animal foi encontrado em uma rua de Umuarama e passou por exames antes de ser solto.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Técnicos do escritório regional do Instituto Água e Terra, localizado em Umuarama, realizaram a soltura de uma sucuri-amarela (Eunectes notaeus) nesta segunda-feira (21). O réptil, medindo 1,6 metros de comprimento, foi encontrado em estado agitado em uma rua da cidade. Após ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, o animal foi encaminhado ao IAT, onde recebeu cuidados veterinários.

    Após exames que confirmaram sua saúde, a cobra foi reintegrada ao seu habitat natural. As sucuris-amarelas, que variam entre 2,4 metros e 4,6 metros e pesam em média 30 kg, alimentam-se de aves, peixes e pequenos mamíferos, utilizando a constrição para capturar suas presas. Essa é a terceira soltura de fauna silvestre promovida pelo IAT em menos de uma semana, com a recente liberação de um gato-maracajá e uma coruja-orelhuda.

    O Instituto Água e Terra orienta que, ao avistar animais feridos ou em situações de maus-tratos, o cidadão deve contatar a Ouvidoria do órgão ou a Polícia Militar. Informações podem ser repassadas pelo Disque Denúncia 181, facilitando o atendimento às ocorrências.

    Comentários estão fechados.