Contrabando de agrotóxicos: Operação da PF resulta em quatro prisões no Paraná

Operação Circe cumpre mandados de prisão e apreensão de bens ligados a esquema de contrabando de agrotóxicos do Paraguai.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Polícia Federal prendeu quatro pessoas nesta segunda-feira (21) durante a Operação Circe, voltada ao combate à importação, transporte e comercialização de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai no Paraná. A ação contou com a participação de 40 policiais federais que cumpriram 13 mandados judiciais, sendo oito de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva, em cidades do oeste do estado.

    As prisões ocorreram em Palotina, Terra Roxa e Jesuítas. Um quinto suspeito, também envolvido no esquema, está sendo procurado pela polícia. De acordo com as investigações, o grupo retirava os agrotóxicos de venda proibida de suas embalagens originais e os reembalava em recipientes de produtos autorizados, na tentativa de enganar a fiscalização brasileira.

    Além das prisões, a operação também resultou no sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias com um valor total de até R$ 10 milhões, vinculadas a quatro dos investigados. Parte dos agrotóxicos era distribuída para outros estados, como Mato Grosso e Bahia.

    Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e importação, comércio e transporte de agrotóxicos em desacordo com a legislação vigente, cujas penas podem chegar a 17 anos de prisão. Eles também enfrentarão acusações de lavagem de dinheiro, com penas de até 10 anos. As informações são do G1 Paraná.

    Comentários estão fechados.