Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A alergia em pets, principalmente em cachorros, se apresenta quando o pet teve contato com algo que não foi bem recebido pelo corpo.
A reação do sistema imunológico contra um “invasor”, pode ser adquirida por qualquer componente que o organismo interprete como uma agressão a ele. Os sintomas da alergia são uma resposta da pele a isso, agindo como uma espécie de defesa.
Segundo a médica veterinária de Maringá, Milena Urbano de Mello, as alergias podem se desenvolver de algumas formas, por exemplo, alergias alimentares, alergias atópicas que podem se desenvolver por multi fatores e também existem casos de animais que podem ser diagnosticados com os dois tipos.
Além disso, muitos casos de alergias atópicas, são de fatores genéticos, que de acordo com os hábitos de vida, podem aparecer logo cedo ou com o avanço da idade. Nestes casos, é possível postergar o quanto antes os sintomas, como por exemplo, com uso de produtos especificos como shampoos para hidratação de pele e alimentação correta.
Uma das alergias mais comuns em cachorros é a dermatite, que pode ter como causa fungos, bactérias, sarnas, serem ainda devido à alguma doença endócrina ou alérgica. Segundo a veterinária, no caso de dermatites alérgicas, o primeiro passo é descobrir a causa da doença e ver em qual categoria ele se encontra. A partir daí, o tratamento é feito de forma personalizada para cada bichinho.
Com o avanço das pesquisas e tecnologias na medicina veterinária, vários tratamentos, como por exemplo, com moleculas de anticorpos monoclonais estão sendo usadas e mostrando uma grande eficiência nos casos dessas alergias.
Um outro tipo de alergia, que é bastante perigosa, e pode ser letal é a de picadas de insetos ou medicamentosa. Nestes casos, assim que identificada a situação, o animal precisa ser encaminhado imediatamente para um médico veterinário.
Existem vários sintomas que os animais apresentam em casos de alergias e que os donos podem identificar, como por exemplo:
- Coceiras intensas;
- Feridas na pele;
- Queda de pelos;
- Vermelhidão na pele;
- Lambedura excessiva (nas patas, focinho, dorso e outros);
- Espirros;
- Vômito;
- Inflamação do ouvido (otite);
- Diarreia;
- Dificuldade respiratória em alguns casos.
Percebeu algum sintoma parecido no seu pet? Procure a Vetôpet, aqui nós temos os melhores médicos veterinários especialistas em alergias para cuidar com todo carinho do seu bichinho.
Comentários estão fechados.