Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A 18ª Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encerra nesta sexta-feira (11) com a expectativa de atrair mais de 15 mil estudantes da rede básica de ensino.
O evento, que acontece em conjunto com o Paraná Faz Ciência, é uma oportunidade única para os alunos conhecerem os mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Universidade.
Neste último dia, os visitantes ainda podem explorar os estandes montados em dois corredores na arena, participando de experiências interativas com acadêmicos e professores de diversos cursos. É uma chance imperdível para descobrir possibilidades para o futuro profissional.
Heloísa Abreu, estudante do 3º ano do Colégio Adventista, compartilha que não conhecia muitos detalhes sobre algumas profissões. Ela ficou encantada ao visitar o estande de Bioquímica, onde aprendeu sobre a alimentação em ratos e as consequências no fígado. Atualmente, Heloísa está indecisa entre cursar Nutrição ou Psicologia.
Sua colega Letícia Klein, também do Colégio Adventista, já tem em mente o curso de Biomedicina. “Eu gosto de mexer com sangue”, brincou. Ela ainda quer entender melhor o curso de Enfermagem.
A Diretora de Ensino de Graduação (DEG), Mariana Moran Barroso, destaca a importância da interação entre os estudantes, acadêmicos e coordenadores dos cursos: “Se não fossem eles, a gente não conseguiria fazer a amostra”.
O reitor Leandro Vanalli considera a Mostra de Profissões o melhor “cartão de visitas” da UEM. “Estamos mostrando aquilo que fazemos de melhor em todos os cursos, pesquisas e projetos.”
Antes de chegar a Maringá, a Mostra passou por todos os cinco câmpus da universidade: Cidade Gaúcha, Umuarama, Ivaiporã, Cianorte e Goioerê. Em cada um deles, o evento teve como objetivo apresentar à comunidade estudantil, tanto pública quanto particular, os cursos oferecidos pela UEM.
Além das visitas em Maringá, a Diretoria de Ensino de Graduação registrou a participação de diversas escolas nos outros câmpus: Ivaiporã recebeu nove escolas, totalizando 328 estudantes; Umuarama, 15 escolas (mil estudantes); Cidade Gaúcha, 5 escolas (210 estudantes); e Cianorte, 8 escolas (200 estudantes).
Organizada anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), a Mostra visa divulgar os cursos oferecidos pela Universidade e orientar os estudantes em suas escolhas profissionais. Informações básicas sobre os cursos podem ser verificadas clicando aqui. A galeria de fotos também está disponível neste link.
Cursos participantes em Maringá: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Medicina, Moda, Música, Odontologia, Pedagogia, Química, Secretariado Executivo Trilingue e Zootecnia.
Grupos presentes na Mostra: PROINTE, ILG, IEJ, ECI, PROPAE, CUIA, NEAD e MIX-FM.
Serviço:
18ª Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Paraná Faz Ciência
Câmpus Sede – Maringá
Local: Em frente à Pró-Reitoria de Ensino (PEN) no Bloco B33
Horário: Nesta sexta (11), das 8h às 17h
Paraná Faz Ciência 2024
Neste ano, o Paraná Faz Ciência é sediado na UEM e se destaca como o maior evento de ciência, tecnologia e inovação do estado. A iniciativa é organizada pela Universidade em conjunto com a Seti, a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e a Fundação Araucária (FA).
As atrações vão até esta sexta-feira (11), e a programação completa do Paraná Faz Ciência 2024 está disponível no site oficial do evento. As atividades estão divididas em seis eixos temáticos: 1) Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade; 2) Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; 3) Visitas Técnicas; 4) Oficinas; 5) Cultura e Arte; e 6) Eventos Acadêmicos.
Os principais eventos do Paraná Faz Ciência estão sendo transmitidos online na UEM TV, no NeadTube e no perfil da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) no Instagram. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Comentários estão fechados.