Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Mais 217 brasileiros e cinco animais de estimação desembarcaram na manhã desta quinta-feira (10) na Base Aérea de Guarulhos, marcando o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro. Desde o início da repatriação, 672 cidadãos que viviam no Líbano ou seus parentes foram trazidos de volta ao Brasil. A ação foi intensificada devido ao conflito em curso, com forças israelenses atacando alvos do grupo Hezbollah no território libanês.
A Força Aérea Brasileira (FAB) estima trazer cerca de 3 mil dos 21 mil brasileiros que permanecem no Líbano. Os voos têm capacidade para aproximadamente 500 passageiros por semana, com escalas em Lisboa, Portugal, para reabastecimento. Um KC-30, com capacidade para 230 pessoas, está sendo utilizado para as operações.
Durante este último voo, um passageiro de 41 anos foi retido em Lisboa devido a suspeitas de trombose e está recebendo tratamento sob a supervisão do consulado brasileiro na cidade. Dentre os repatriados, cerca de 80 são estrangeiros relacionados a brasileiros, incluindo cidadãos do Uruguai, Argentina e Venezuela, que também puderam utilizar a aeronave brasileira em um acordo entre os governos do Brasil e do Líbano.
O Ministério das Relações Exteriores está organizando os próximos voos através da embaixada brasileira em Beirute, mantendo contato com os cidadãos e suas famílias.
Agência Brasil






Comentários estão fechados.