Chef Manu Buffara avalia receitas no concurso Melhor Merenda do Paraná

Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e Fundepar busca premiar a criatividade e o uso de ingredientes locais nas escolas públicas.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), em conjunto com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), lançou hoje (9) um concurso que irá eleger a Melhor Merenda do Paraná. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalho das merendeiras e merendeiros da rede pública, ressaltando a importância da alimentação escolar no desenvolvimento dos alunos.

    Além de reconhecer a dedicação dos profissionais, o concurso visa destacar as tradições culinárias locais e incentivar práticas sustentáveis nas refeições escolares. As receitas selecionadas serão compiladas em um livro especial, assinado pela chef renomada Manu Buffara, que também fará parte do júri na escolha das três melhores receitas.

    Os pratos serão avaliados com base em quatro critérios: tradição, localidade e regionalidade, criatividade e sustentabilidade. O concurso contará com três etapas: regional, estadual e final.

    • Fase Regional: De 9 a 23 de outubro, os participantes devem enviar suas receitas e um vídeo de apresentação pelo site do concurso, utilizando ingredientes da Agricultura Familiar.
    • Fase Estadual: De 4 a 8 de novembro, o Fundepar irá selecionar 32 finalistas para a etapa final.
    • Avaliação Final: Entre 11 e 13 de novembro, Manu Buffara escolherá as três melhores receitas, que serão premiadas em um evento especial.

    “O concurso é uma forma de reconhecer o papel fundamental das merendeiras e merendeiros nas escolas, destacando a merenda como um momento importante na educação e no bem-estar dos alunos. Além de premiar a criatividade, o projeto também valoriza nossa rica gastronomia”, destacou Roni Miranda, secretário de Estado da Educação.

    “A merenda escolar é um momento de aprendizado e preservação das tradições, além de promover uma alimentação saudável e sustentável. Com este concurso, buscamos aumentar o engajamento entre as escolas e a comunidade”, acrescentou.

    Cronograma do concurso:

    • Inscrições: 9 a 23 de outubro
    • Seleção Regional: 24 a 31 de outubro
    • Avaliação Estadual: 4 a 8 de novembro
    • Divulgação dos 32 Finalistas: 11 de novembro
    • Premiação e Evento: 18 de novembro

    As merendeiras e merendeiros interessados em participar podem acessar mais informações pelo site oficial do concurso. O vídeo e o PDF da receita devem ser enviados por meio do link disponibilizado.

    Informação da Agência Estadual de Notícias.

    Comentários estão fechados.