Rede social X é liberada no Brasil e deve voltar a funcionar em breve

O STF liberou o retorno da rede social X após a plataforma cumprir todas as exigências legais, incluindo o pagamento de multas de R$ 28,6 milhões

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou, nesta terça-feira (8), o retorno da rede social X ao Brasil, após a plataforma cumprir todas as exigências legais, incluindo o pagamento de multas no valor de R$ 28,6 milhões.

    A decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, marca o fim da suspensão iniciada em 30 de agosto e foi divulgada com exclusividade por Reinaldo Azevedo, âncora do programa O É da Coisa.

    A rede social foi bloqueada no Brasil após uma série de descumprimentos de decisões judiciais. O estopim ocorreu em agosto, quando o ministro Alexandre de Moraes determinou a retirada do X do ar depois que a empresa encerrou suas operações no país, fechando seu escritório no Brasil.

    Esse fechamento foi uma resposta à ordem judicial que exigia a remoção de perfis ligados à disseminação de mensagens antidemocráticas. A representante da plataforma no país foi ameaçada de prisão caso a ordem não fosse cumprida, o que levou a empresa a encerrar suas atividades locais, descumprindo as exigências do STF.

    Além disso, Moraes determinou o bloqueio das contas da Starlink, também de propriedade de Elon Musk, como medida para garantir o pagamento das multas impostas pela Corte ao X, que havia ignorado sucessivas determinações judiciais.

    Com o pagamento das multas e o cumprimento de todas as exigências, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) agora tem 24 horas para reportar ao STF as providências tomadas para restabelecer o funcionamento da rede social no país.

    Comentários estão fechados.