Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) indica que, nos últimos quatro anos, 26,4 mil mulheres no Paraná optaram pelo Dispositivo Intrauterino TCu 380 (DIU de cobre) através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, esse método contraceptivo, que é reversível, apresenta alta eficácia e segurança, além de ser de fácil inserção.
A Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná tem promovido a oferta do DIU em unidades de saúde, maternidades e ambulatórios, resultando em um aumento significativo na demanda desde sua disponibilização pelo SUS em 2017. O número de colocações cresceu expressivamente a partir de 2021, quando mais de 5 mil dispositivos foram inseridos.
Desde 2017, foram colocados 30.725 DIUs pelo SUS, com um recorde de 6.410 em 2023. O DIU pode ser utilizado por até dez anos e sua retirada deve ser feita por um profissional qualificado na unidade de saúde.
Além do DIU, as unidades de saúde do Paraná oferecem diversos métodos contraceptivos, como pílulas, injeções e preservativos. O Hospital Universitário do Oeste do Paraná também realiza atendimento ambulatorial para consulta ginecológica e inserção de DIUs, focando em mulheres que deram à luz no hospital e residentes em municípios da região.
Desde o início deste ano, 86 mulheres em Turvo, com o apoio da Regional de Saúde, escolheram o DIU, beneficiadas por um atendimento personalizado e acolhedor. Os dados de inserção de DIUs no Paraná mostram um crescimento contínuo no uso do método ao longo dos anos.
Comentários estão fechados.