Confiança do empresário do comércio no Paraná registra queda em setembro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cai 1,7% em setembro, mas mostra otimismo moderado no longo prazo.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense caiu 1,7% em setembro na comparação com o mês anterior, marcando 103,9 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, o ICEC apresenta alta de 1,9%, sinalizando um otimismo moderado por parte dos empresários do setor.

    As Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) registraram 77,5 pontos, com queda mensal de 4,1%, mas um avanço de 6,1% na comparação anual. Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) mantiveram-se praticamente estáveis em setembro, com variação negativa de apenas 0,1%, atingindo 130,8 pontos. Em relação ao mesmo período de 2023, esse quesito recuou 2,7%.

    No que diz respeito aos Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), o índice alcançou 103,3 pontos, com diminuição de 2% em relação a agosto, mas uma alta de 5,3% na variação anual.

    Embora o otimismo das micro e pequenas empresas tenha registrado redução de 1,9% em setembro, marcando 103,5 pontos, entre os médios e grandes estabelecimentos houve elevação de 9,7%, somando 123,4 pontos. Contribuem para esse crescimento os fatores Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que aumentou 17,1%, e Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC), com alta de 13%.

    Comentários estão fechados.