OAB Maringá participa de reunião sobre Projeto-Piloto de Conciliação e Mediação no Foro Extrajudicial

O objetivo do projeto é reduzir a judicialização e desburocratizar processos, por meio de técnicas de solução de conflitos.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Nesta segunda-feira, 23, a vice-presidente da OAB Maringá, Simone Meister, participou de uma reunião com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para discutir a implementação do Projeto-Piloto de Conciliação e Mediação no Foro Extrajudicial.

    A reunião, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, contou ainda com a participação de Márcio Marques Rei, presidente da OAB Apucarana, Marcius Valerius Gomes Delalibera, representando a Comarca de Jandaia do Sul, Sandro Trovão, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Maringá, e Simone Flores, coordenadora do curso de Direito da Unicesumar.

    Whatsapp Image 2024 09 25 At 18.24.54
    Foto: OAB Maringá

    O projeto foi apresentado pelo Dr. Rodrigo Dalledone, Juiz Auxiliar da Corregedoria da Justiça, e Dr. Lucas Cavalcanti da Silva, Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJPR. Também esteve presente Rodrigo Alencar, assessor jurídico do Desembargador Roberto Antonio Massaro, Corregedor da Justiça.

    Sobre o Projeto

    O Tribunal de Justiça do Paraná está lançando o Projeto-Piloto de Conciliação e Mediação no Foro Extrajudicial em todo o estado, após a flexibilização de normativas pela Corregedoria Nacional de Justiça.

    O objetivo do projeto é reduzir a judicialização e desburocratizar processos, por meio de técnicas de solução de conflitos, alinhadas à Diretriz Estratégica 2 de 2023, definida pela Corregedoria Nacional.

    Nos cartórios habilitados, conciliadores e mediadores externos contratados poderão atuar, agilizando o atendimento e a resolução dos casos. O projeto também prevê a realização de audiências virtuais, e a escrituração e preservação das decisões serão feitas de forma eletrônica. A competência dos cartórios será determinada pelo domicílio das partes envolvidas.

    Comentários estão fechados.