Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Mais de 1.200 pessoas participarão nesta quarta-feira (25) da 8ª edição do Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, promovido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O festival, que acontece no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, é considerado o maior do Brasil neste formato e celebra a inclusão e a acessibilidade ao esporte paralímpico.
Está confirmada a participação de 41 instituições (escolas de educação especial, escolas de ensino regular com alunos com deficiências e associações de esportes para PcD) de 34 municípios do Paraná, somando 887 alunos/atletas com deficiências, 152 professores e acompanhantes das escolas, 120 acadêmicos, professores e servidores da UEM e 100 voluntários.
A competição ocorrerá no Estádio Manoel Fernandes Silva, Complexo UEM, conhecido como Sapecadão, a partir das 8h30, após a cerimônia de abertura.
O festival é organizado pelos acadêmicos e professores do curso de graduação em Educação Física da UEM em Ivaiporã, que congrega os conhecimentos construídos em diversas disciplinas do currículo, entre as quais Atletismo, Esportes para pessoas com deficiências, Educação Física para pessoas com deficiência e inclusão, Organização e Gestão de eventos.
As modalidades de atletismo, com diferentes provas de campo, são divididas em categorias, de acordo com o grau de deficiência e a idade, com o objetivo de garantir uma competição justa e inclusiva.
Idealizado pelo professor Ricardo Carminato, o evento teve a 1ª edição realizada em 2014, reunindo aproximadamente 100 pessoas. O Festival é conta com inúmeros parceiros e patrocinadores. Outras informações sobre o evento podem ser conferidas no Instagram: @festivalparalimpico_dmo.
Programação
7h às 8h30min – Café da manhã
8h30 – Cerimônia de abertura
9h – Início das provas de atletismo e tênis de mesa
11h30 – começará a ser servido o almoço
13h30 – continuação das provas
15h30 – Cerimônia de premiação e encerramento – todos os participantes receberão medalhas, brindes e um kit lanche
AEN
Comentários estão fechados.