Falha no “de-icing” pode ter contribuído para acidente da Voepass, indica Cenipa

Preliminar do Cenipa indica problemas no sistema “de-icing” da aeronave, que sofreu queda em condições de gelo severo; investigação segue com foco em fatores humanos, materiais e operacionais.

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    Um relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), divulgado nesta sexta-feira (6), revelou que os tripulantes do voo 2283 da Voepass conversaram sobre uma falha no sistema “de-icing” — responsável por evitar o acúmulo de gelo nas asas da aeronave. A informação foi extraída da análise do áudio do gravador de voz da cabine, que apontou que o sistema foi acionado e desligado várias vezes ao longo do voo.

    De acordo com o tenente-coronel aviador Paulo Mendes Fróes, investigador encarregado do caso, o gravador de voz registrou dois momentos em que o problema foi discutido. “Em uma ocasião, o piloto mencionou uma falha no sistema de airframe de-icing. Depois, o co-piloto comentou: ‘Bastante gelo'”, relatou Fróes.

    O relatório também destacou que as condições meteorológicas durante o voo, com alta umidade e temperaturas abaixo de 0°C, favoreceram a formação de gelo severo na aeronave. O acidente ocorreu em 9 de agosto, no município de Vinhedo (SP), resultando na morte de 62 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

    Apesar do avião estar em condições adequadas para operar em ambientes com formação de gelo, e a tripulação ser experiente, não houve nenhuma declaração de emergência por parte dos pilotos. O Cenipa reforça que a investigação segue em três frentes principais: fatores humanos, materiais e operacionais, com o objetivo de identificar as causas contribuintes para o acidente.

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