Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um homem de 77 anos quase morreu após engolir um osso de galinha que perfurou seu apêndice, na Tunísia. O incidente foi relatado na plataforma Sage Open Medical Case Reports em 22 de agosto.
O paciente, que não foi identificado, procurou atendimento no Hospital Charles Nicolle, na capital tunisiana, com queixas de fortes dores no estômago. Apesar da gravidade da situação, ele não apresentava febre, frequência cardíaca anormal ou problemas nos movimentos intestinais. Uma tomografia revelou que um osso de cerca de dois centímetros estava preso no apêndice do homem, embora ele não se lembrasse da última vez que havia comido frango.
Para tratar a perfuração e prevenir uma infecção grave, a equipe médica decidiu remover o apêndice através de uma cirurgia. O procedimento foi bem-sucedido, e o paciente se recuperou completamente, sem apresentar complicações após um ano da operação.
Casos de objetos estranhos ficarem presos no apêndice são extremamente raros, ocorrendo em aproximadamente um a cada 2.000 incidentes de ingestão indevida. Normalmente, o corpo consegue expelir objetos ingeridos, ou eles são retirados do intestino com a ajuda de um endoscópio.
O apêndice, uma pequena estrutura na junção do intestino grosso e delgado, não é considerado essencial para o corpo humano, embora alguns cientistas acreditem que possa ter uma função imunológica.
Comentários estão fechados.