Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Com o objetivo de disseminar e de contribuir para a adesão do mercado ao BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção), o Sebrae/PR promove, nesta sexta-feira (30), o 3º Fórum BIM Maringá.
Empresários, profissionais, estudantes e outros interessados ligados ao setor da construção civil podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste link.
A vocação para a construção civil em Maringá é demonstrada por números do setor. Sondagem do mercado imobiliário local feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Sinduscon/PR-Noroeste) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), referente a maio e junho, mostra que a cidade possuía 9.655 apartamentos em construção em 104 prédios, totalizando 1,36 milhão de metros quadrados.
“Diante desse cenário, queremos contribuir para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas. Uma das chaves para isso é trabalhar com o uso da inteligência de dados. Nesse sentido, o BIM otimiza a produtividade de todos os envolvidos em uma obra, a exemplo de construtoras, escritórios de arquitetura, fornecedores, entre outros”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Marcos Aurélio Gonçalves.
O BIM compreende um conjunto de tecnologias, processos e políticas que, integrados, permitem projetar, construir e operar qualquer tipo de obra, em ambiente virtual, durante o ciclo de vida do empreendimento. Sua utilização está alinhada com diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), que visa à convergência dos Códigos de Obras e Edificações e à melhoria do processo de concessão de alvarás de construção em todo o País.
Para o presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku, o BIM é um caminho sem volta para as construtoras e incorporadoras que desejam permanecer no mercado. Por meio dele, é possível compatibilizar todos os projetos prevendo problemas que só seriam detectados durante a execução da obra e que, certamente, acarretariam atrasos no cronograma e desperdício de materiais.
“Os projetos executados em BIM também agilizam de forma significativa a elaboração de orçamentos e avaliação dos impactos nos custos e prazos, em caso de alterações do projeto. Entendemos a necessidade de envolver toda a cadeia produtiva na implantação efetiva desta ferramenta”, acentua Rogério.
A ampla programação do evento conta com palestras, oficinas e momentos para tirar dúvidas e fazer networking. Entre os palestrantes estão a empresa Alto Qi, DWG, o Itaipu Parquetec e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação completa está disponível neste link.
São parceiros do evento a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (Aeam), o Bioma de Inovação de Maringá, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Instituto de Tecnologia Senai – Construção Civil e o Sinduscon/PR-Noroeste.
Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking.
O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.
Comentários estão fechados.