Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está reformando a ponte sobre o Rio dos Índios na PR-323, entre Cianorte e Tapejara, na região Noroeste.
Atualmente, estão em execução novas lajes de transferência no encontro entre a ponte e as cabeceiras, serviço que exige bloqueio de uma das pistas, com o tráfego fluindo em sistema pare-e-siga, conforme necessário. Além destas atividades, também já foram realizados os reforços dos pilares existentes sob a ponte, garantindo maior estabilidade da estrutura pelas próximas décadas.
A obra está contemplada em um contrato de manutenção de obras de arte especiais (OAE) do Escritório Regional Entre Rios da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR. O investimento é de R$ 5.556.065,69 para atender 10 estruturas em rodovias estaduais da região, incluindo pontes, galerias e passa-gados.
Somente na ponte sobre o Rio dos Índios o investimento é de cerca de R$ 500 mil, prevendo ainda o reparo e recuperação das superfícies avariadas nas estruturas de concreto, reforço das contenções, melhorias no sistema de drenagem de águas da ponte e das cabeceiras, melhorias e reforço da sinalização, limpeza e pintura, entre outros.
A ponte tem 39,59 metros de comprimento e 13,30 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamentos externos.
Confira todas as OAEs contempladas neste mesmo contrato:
Ponte Rio Tapiracuí PR-082, no limite entre Cidade Gaúcha e Nova Olímpia
Ponte Rio dos Índios PR-323, no limite entre Cianorte e Tuneiras do Oeste*
Ponte Rio Piquiri PR-486, no limite entre Cianorte e Brasilândia do Sul
Ponte Rio Xambrê PR-490, em Iporã
Ponte Rio Jequitibá PR-587, no limite entre Esperança Nova e São Jorge do Patrocínio
Ponte Rio Piava PR-680, em Maria Helena
Passa Gado km 243,94 PR-323, em Tapejara
Galeria km 296,57 PR-323, em Umuarama
Galeria km 67,51 PR-490, em Altônia
Passa Gado km 519,79 PRC-272, em Francisco Alves
Neste mapa está disponível a localização de todas elas, na aba CP 206/2022.
Comentários estão fechados.