Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, resultando em uma média de uma denúncia por minuto. A propaganda eleitoral começou oficialmente em 16 de agosto e deve seguir regras estabelecidas pelo TSE, incluindo normas para campanhas nas redes sociais e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial.
Cerca da metade das denúncias até o momento são relacionadas a campanhas para o cargo de vereador. Os estados com mais denúncias são São Paulo (2.891), Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).
O aplicativo Pardal, disponível para Android e iOS, foi aprimorado para permitir a denúncia de irregularidades na propaganda eleitoral na internet. O TSE informou que todas as denúncias são encaminhadas a um juiz eleitoral, que toma as providências necessárias. Após registrar uma denúncia, o eleitor recebe um número de protocolo e pode acompanhar o andamento pelo Pardal Web.
Além do Pardal, o TSE disponibiliza o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), para denúncias não relacionadas à propaganda, como desinformação, ameaças e irregularidades no uso de Inteligência Artificial.
Comentários estão fechados.