MEC anuncia resultados da 2ª chamada do Prouni nesta sexta-feira (23)

Estudantes devem verificar se foram selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior; prazo para entrega de documentos vai até 4 de setembro.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta sexta-feira (23) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024. Os estudantes que desejam verificar se foram contemplados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Até as 14H20 da tarde, a lista ainda não estava disponível.

    O Prouni é um programa federal que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. A iniciativa ocorre duas vezes ao ano.

    Em 2024, foram disponibilizadas 651.483 bolsas, sendo parte delas integrais (100%) e parte parciais (50%). Ao todo, 910.419 candidatos se inscreveram nas duas edições do programa, resultando em mais de 1,8 milhão de inscrições, uma vez que cada participante pode escolher até dois cursos.

    Documentação

    Os estudantes pré-selecionados devem comprovar as informações fornecidas na inscrição até o dia 4 de setembro. A comprovação pode ser feita presencialmente ou por meio virtual, enviando a documentação para a instituição de ensino superior em que se inscreveram. As instituições devem fornecer um comprovante de entrega da documentação e registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni. Em seguida, as instituições devem emitir o termo de concessão de bolsa ou de reprovação.

    Cronograma

    Após o período de comprovação, o MEC abrirá a lista de espera para estudantes que desejam obter bolsas de estudo. Os interessados devem se manifestar no site do Prouni nos dias 11 e 12 de setembro. O resultado da lista de espera será divulgado em 17 de setembro, e os pré-selecionados terão até 26 de setembro para apresentar a documentação comprobatória.

    Sobre o Prouni

    Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos visa oferecer bolsas de estudo para estudantes sem diploma de nível superior em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer a bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 2.118 em 2024). Para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.236 em 2024).

    O MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para esclarecer dúvidas sobre o programa.

    Comentários estão fechados.