Paraná é um dos principais exportadores nacionais de farelo de soja para a Coreia do Sul

Até agora, o Agronegócio do Paraná movimentou US$195 milhões em exportações totais para a Coreia do Sul em 2024.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Até junho de 2024, o Paraná exportou US$67 milhões em farelo de soja para a Coreia do Sul. O saldo comercial de carnes de aves, soja e milho representaram os três principais produtos exportados pelo Estado.

    “O Paraná tem alto potencial de exportação de sua produção agrícola por conta da qualidade dos produtos produzidos aqui. Nosso papel é estimular e ampliar os negócios realizados entre os países”, afirma Cristian Kim, Cônsul Honorário da Coreia do Sul no Paraná.

    Desde 2015, a C.Vale vem exportando cerca de 1,45% da sua produção de coxa e sobrecoxa de frango para o país asiático e tem intenção de aumentar este número para 2 ou 3%. As boas parcerias com este mercado também se refletem na atuação da Ervateira São Mateus que exporta para a Coreia do Sul entre 15 e 30 toneladas erva-mate por ano.

    O principal canal de escoamento é a rota marítima que vai desde o Porto de Paranaguá até o Porto de Busan. Para Gabriel Vieira, diretor de operações portuárias da Portos do Paraná, “É muito importante saber que um dos países mais desenvolvidos do mundo, seja em cultura, tecnologia, inovação conta com a produção do nosso Estado e a nossa infraestrutura portuária para seu abastecimento interno”.

    A Coreia do Sul é o 12º parceiro comercial do Brasil no mundo, além de importante investidor na economia nacional. Em 2023, o comércio bilateral movimentou U$10,45 bilhões. Somente este ano já aconteceram três aberturas de mercado para produtos agrícolas brasileiros. Portanto, o país asiático é um grande parceiro comercial para o Paraná.

    Comentários estão fechados.