Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, nesta segunda-feira (19), no Palácio Iguaçu, uma delegação do Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC) da Índia. O objetivo da visita é preparar a implantação de uma rede de supercomputadores nas universidades estaduais do Paraná, resultado de uma parceria firmada em abril de 2024.
O memorando assinado prevê a transferência de tecnologia para montagem local dos supercomputadores. Com alta capacidade de processamento, esses equipamentos auxiliarão pesquisas em áreas como bioinformática, agricultura de precisão, genômica e inteligência artificial. A iniciativa tornará o Paraná pioneiro no Brasil na produção e distribuição de supercomputadores.
Inicialmente, serão instalados dois supercomputadores: um na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e outro no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Londrina. Além disso, todas as sete universidades estaduais receberão redes de alta conectividade para suportar a nova tecnologia.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a importância da parceria com a Índia para o avanço da ciência e tecnologia no estado, permitindo a fabricação e montagem local dos equipamentos.
A visita da comitiva indiana inclui também visitas a outras cidades do estado, como Ponta Grossa e Londrina, além de encontros com representantes locais e a análise da infraestrutura para os supercomputadores. A parceria com o C-DAC, conhecido por sua expertise em supercomputação, visa reforçar a posição do Paraná como um polo de inovação tecnológica.
O C-DAC, vinculado ao Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia, possui mais de 4 mil profissionais e já treinou mais de 20 mil pessoas globalmente. A visita auxiliará na organização e dimensionamento dos novos equipamentos e data centers no Paraná.
Comentários estão fechados.