Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O Paraná foi classificado como o estado com a melhor educação do Brasil em 2023, tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais), de acordo com os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O estado manteve sua posição de liderança nacional, alcançada em 2021, com um aumento na nota do Ideb para 4,9 no ensino médio, superando Goiás e Espírito Santo, ambos com 4,8, enquanto a média nacional ficou em 4,3.
No ensino fundamental, o Paraná avançou para a liderança nos anos finais, com nota 5,5, igualando-se aos estados do Ceará e Goiás e superando a média nacional de 5. O estado também destacou-se nos anos iniciais do ensino fundamental, com nota 6,7, liderando o ranking nacional, à frente do Ceará (6,6) e São Paulo (6,5). A nota reflete o sucesso do programa Educa Juntos, que oferece apoio pedagógico e material às gestões municipais.
Durante a divulgação dos resultados, o Paraná foi reconhecido pelo MEC por sua estratégia de estadualização das escolas responsáveis pelos últimos anos do ensino fundamental, uma medida que contrasta com a tendência nacional, onde a gestão é majoritariamente municipal.
O Ideb, criado em 2007, é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil, sendo calculado a partir da combinação de índices de rendimento escolar e desempenho em exames aplicados pelo Inep. A nota máxima do índice é 10, e ele é divulgado a cada dois anos, com a edição de 2023 mantendo o Paraná como líder em educação.
Confira os resultados do Ideb Paraná (todas as redes, estadual, municipal, federal e privada):
Ensino Médio – 4,9
Últimos anos do Ensino Fundamental – 5,5
Primeiros anos do Ensino Fundamental – 6,7
Ranking nacional dos estados:
Ensino Médio
Últimos anos do Ensino Fundamental
Evolução do Ideb do Paraná
Comentários estão fechados.