Novos editais de pedágio no Paraná priorizarão sistema free flow; entenda

Novos editais para lotes 3 e 6 destacarão tecnologia sem paradas para pagamento de pedágio, visando maior fluidez no tráfego.

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    O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, anunciou que os próximos editais para concessão de rodovias no estado irão priorizar empresas que utilizem o sistema de pedágio free flow. O sistema permite que veículos passem sem parar ou reduzir a velocidade para o pagamento, utilizando pórticos com sensores para identificar veículos por TAGs ou placas.

    Os editais referem-se aos lotes 3 e 6, que englobam a Rodovia do Café e a região Oeste do Paraná. Sandro Alex destacou que a tecnologia free flow, já em uso por algumas empresas no país, será um fator decisivo na escolha das concessionárias. Esse sistema é visto como uma solução para aumentar a segurança e a fluidez no tráfego.

    A necessidade de adoção dessa tecnologia foi evidenciada pelos problemas enfrentados com as praças de pedágio nos lotes 1 e 2, administrados pelas empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, que têm causado congestionamentos significativos, principalmente na praça de pedágio de São Luiz do Purunã, na BR-277.

    Além disso, o secretário abordou questões levantadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os lotes 3 e 6, garantindo que todas as pendências estão sendo resolvidas e que os editais serão lançados ainda este ano.

    Durante a reunião da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, que contou com a presença de representantes da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), foi discutida a formação de uma comissão para monitorar as obras dos lotes 1 e 2.

    O deputado Fábio Oliveira (Podemos), coordenador da Frente Parlamentar, mencionou que as lições aprendidas com os processos de concessão anteriores ajudarão a aprimorar os próximos editais. Entre os ajustes necessários, ele destacou a importância de iniciar as obras antes da cobrança de pedágio e garantir a cobertura de internet ao longo das concessões.

    Com informações Bem Paraná.

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