Câmara avalia proposta que concede anistia a condenados por portar até 40 gramas de maconha

Proposta prevê liberdade para presos por posse de até 40 gramas de maconha ou seis plantas; segue após decisão do STF sobre descriminalização.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Projeto de Lei 2622/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, concede anistia a pessoas acusadas ou condenadas por comprar, portar ou transportar até 40 gramas de maconha ou até seis plantas-fêmeas de Cannabis sativa para uso próprio. A proposta prevê que indivíduos presos por essas condutas sejam libertados.

    A iniciativa segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de julho deste ano, que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. O STF determinou que a administração pública não deve interferir na liberdade individual para tomar decisões sobre o uso da substância, desde que não represente perigo para terceiros.

    Além disso, o STF estabeleceu critérios para distinguir usuários de traficantes, suspendendo a punição penal para quem portar até 40 gramas de maconha ou seis plantas até que o Congresso legisle sobre o tema.

    A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) e outros autores do projeto defendem que a legislação deve refletir a decisão do STF, beneficiando aqueles punidos por atos que não são mais considerados crime.

    A proposta será examinada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

    Comentários estão fechados.