Paranaenses terminam no pódio na 3ª Taça Brasil 5000 de Surf, disputada no Pico de Matinhos

A competição contou com a participação de 160 atletas entre 5 e 8 de agosto, com uma premiação total de R$ 100 mil.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A 3ª Taça Brasil 5000 de Surf, quinta etapa do Circuito de Acesso ao Dream Tour 2024, definiu seus campeões nesta semana no Pico de Matinhos. A competição encerrou as atividades dos Jogos de Aventura e Natureza no Litoral.

    O Festival de Inverno começou em 7 de julho com mais de 40 eventos esportivos em Matinhos, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba, Antonina e Pontal do Paraná.

    A competição contou com a participação de 160 atletas entre 5 e 8 de agosto, com uma premiação total de R$ 100 mil. As próximas etapas estão marcadas para acontecer em Cabedelo-PB (12 a 15 de agosto) e Torres-RS, respectivamente.

    O destaque foi o atleta local do Pico de Matinhos, Peterson Crisanto, que garantiu o primeiro lugar com 15,87 pontos. Ele também registrou a maior nota do campeonato, com 9,17 pontos na quinta bateria. Os três primeiros colocados no masculino são nascidos no Paraná.

    Os bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica Anuar Chiah e Luara Mandelli conquistaram lugar no pódio em suas respectivas categorias.

    Confira os melhores colocados de cada naipe na Taça Brasil 5000:

    Masculino:

    Peterson Cristano (PR) – 15,87 pontos

    Anuar Chiah (PR) – 15,13 pontos

    Edson de Pra (PR) – 10,77 pontos

    Thiago Eduardo (CE) – 10,70 pontos

    Feminino:

    Juliana dos Santos (CE) – 13,67 pontos

    Alexia Monteiro (RS) – 11,83 pontos

    Luara Mandelli (PR) – 11,20 pontos

    Mayara Zampieri (SP) – 8,47 pontos

    JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA

    A primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza foi realizada em maio, em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, envolvendo mais de 5 mil pessoas. A terceira e última etapa dos JANs 2024 será realizada no Vale do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, entre 14 e 22 de setembro.

    Em cinco finais de semana de atividade, o Festival de Inverno entregou diversos eventos entre 7 de julho e 8 de agosto. Entre eles, a 4ª etapa da Copa Ninja de Mountain Bike, com 850 participantes, a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Handebol de Praia, que reuniu 12 delegações e mais de 240 atletas; a 2ª etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas, com 210 inscritos, a 3ª etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia 2024, realizada em Caiobá; e o Circuito Brasileiro de Bodyboarding PRO, com a participação de mais de 80 atletas.

    Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte, os jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

    “Em período de baixa frequência turística, os JANs levaram mais de 5 mil atletas à região, disputando várias modalidades esportivas em terra, ar e água. O objetivo é utilizar o esporte como indutor do turismo, da geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), responsável pelos JANs.

    AEN

    Comentários estão fechados.