Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Arrecadação de livros está em andamento até 30 de setembro para minimizar os impactos das enchentes no estado gaúcho
Desde o dia 7 de agosto, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está conduzindo uma campanha solidária para ajudar na reconstrução dos acervos literários destruídos pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
A Campanha de Arrecadação de Livros, que segue até 30 de setembro, tem como objetivo mobilizar a população para doar livros, a fim de restabelecer bibliotecas e acervos em escolas e instituições educacionais nas áreas mais afetadas.
A tragédia, que ocorreu há três meses, causou não apenas perdas materiais, mas também a destruição de bibliotecas e acervos, resultando em um grande déficit de recursos educacionais e culturais para a população local.
O vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack, ressaltou a importância dessa iniciativa: “A leitura nos permite uma certa abstração e pode oferecer um conforto psicológico e moral, espantar a solidão e diminuir o estresse. Ler é um prazer sem limites, um livro nos permite estar em lugares distantes, em cidades não conhecidas, viajar sem sair do lugar. Nos oferece entretenimento e conhecimento. Queremos levar um pouco de conforto ao povo gaúcho”.
Como contribuir
A campanha está recebendo doações de livros novos ou em bom estado de conservação. Os gêneros literários aceitos incluem literatura, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, teoria literária, artes visuais, cultura, filosofia, cinema, teatro e biografias.
Por outro lado, não serão aceitos livros como enciclopédias, apostilas, livros técnicos, livros didáticos, cópias de livros, além de fitas VHS, DVDs, CDs, outras mídias, coleções incompletas, e obras rasuradas ou rasgadas.
As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Sesc e Senac no Paraná, nas sedes dos sindicatos filiados à Fecomércio PR e nas Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.
Carlos Alberto de Sotti Lopes, diretor regional do Sesc PR, reforçou a relevância da campanha: “Ainda há muito a ser reconstruído. Não se faz uma vida plena sem literatura, sem estudo. Precisamos de alimentos, de roupas, mas também de cultura, para fixarmos conhecimentos e novas ideias”.
Triagem e distribuição
Os livros arrecadados passarão por uma triagem, sendo separados por gênero e categoria, antes de serem enviados ao Sesc RS. O Sesc RS, por sua vez, destinará os livros às instituições de ensino e espaços educacionais mais afetados pela enchente.
Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac PR, destacou o impacto de longo prazo da campanha: “Esta é uma campanha não apenas para o presente, mas para o futuro do Rio Grande do Sul. É mais uma forma de fazer um pouco mais para minimizar os impactos de tantas perdas”.
A campanha está em andamento e representa um esforço conjunto para restaurar o acesso à cultura e ao conhecimento, elementos fundamentais para a recuperação das comunidades atingidas pelas enchentes.
Comentários estão fechados.