Atleta paranaense: Bárbara Domingos avança para a final do individual geral na ginástica rítmica

Ginasta curitibana faz história como primeira brasileira na final do individual geral da ginástica rítmica.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Nesta quinta-feira (8), a ginasta paranaense Bárbara Domingos fez história ao garantir uma vaga na final do individual geral da ginástica rítmica nas Olimpíadas de Paris. Esta é a primeira vez que uma atleta brasileira avança para a decisão nesta categoria, conquistando o oitavo lugar no quadro geral com uma média de 129.750 pontos.

    As classificatórias do individual geral envolveram 24 atletas, que se apresentaram em quatro séries com diferentes aparelhos: arco, bola, maças e fita. As dez melhores atletas avançaram para a final, e Bárbara se destacou entre elas.

    A conquista de Bárbara Domingos trouxe um alívio e um momento de alegria para a torcida brasileira, especialmente após as eliminações em outras competições, como o vôlei feminino, a maratona aquática e a canoagem.

    A grande final do individual geral da ginástica rítmica, com a participação de Bárbara, será realizada nesta sexta-feira, às 9h30 (horário de Brasília). Antes disso, ocorrerá a classificatória da disputa por grupos, às 5h (horário de Brasília).

    Assista às apresentações de Bárbara Domingos nos Jogos Olímpicos

    As classificatórias do individual geral da ginástica rítmica foram realizadas em quatro etapas nesta manhã. As ginastas se apresentaram com arco e bola na primeira rotação, e com maças e fita na segunda. Das 24 atletas, apenas as dez melhores avançam para a final, marcada para sexta-feira (9), às 9h30.

    No topo do quadro estão a italiana Sofia Raffaeli, a alemã Darja Varfolomeev e a búlgara Boryana Kaleyn, as três primeiras colocadas. Sofia Raffaeli, favorita ao ouro, lidera com uma média de 70.150 pontos, destacando-se nas quatro rotações, com notas particularmente altas em arco (35.700) e maças (35.000).

    Darja Varfolomeev, da Alemanha, apresentou-se com uma performance inspirada em Michael Jackson, recebendo notas altas com a bola (36.450) e maças (35.250), apesar de uma penalização com o arco (32.500) e alguns erros na fita (32.650).

    Além disso, o conjunto brasileiro, que ganhou ouro no Pan de Santiago e no Mundial de 2024, é um forte concorrente às medalhas. Deborah Medrado, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victória Borges representarão o Brasil nas Olimpíadas de Paris. As classificatórias do conjunto ocorrerão na sexta-feira (9), às 5h (Horário de Brasília), seguidas pela final do individual geral às 9h30.

    Comentários estão fechados.