Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Sete homens foram denunciados pelo Ministério Público (MP) por homicídio qualificado, acusados de envolvimento no assassinato de Luiz Arthur Bach Xavier, de 23 anos, e Rubiane Aparecida Mayer, de 22, em Ponta Grossa. A denúncia foi apresentada nessa quinta-feira (25) e aceita pela Justiça, incluindo qualificadoras como crime mediante pagamento, motivo fútil, meio cruel, recurso que dificultou a defesa das vítimas e uso de arma de fogo restrita.
Luiz e Rubiane foram mortos enquanto dormiam em sua casa no Jardim Europa, bairro Oficinas, em setembro de 2023. De acordo com a Polícia Civil, quatro criminosos foram contratados para matar um vizinho do casal, mas erraram o alvo. Além dos quatro executores, dois homens foram identificados como mandantes do crime e um como intermediador. Um dos mandantes está foragido, enquanto os outros réus foram presos em maio e junho.
Ao G1 Paraná, o delegado responsável pelo caso, Luiz Gustavo Timossi explicou que o crime tinha motivações relacionadas a ciúmes e tráfico de drogas. Um dos mandantes acreditava ter sido delatado à polícia pelo verdadeiro alvo, enquanto o outro tinha ciúmes de sua namorada, que havia tido um relacionamento com o alvo. O erro fatal ocorreu porque a moto do verdadeiro alvo estava estacionada em frente à casa das vítimas, confundindo os assassinos.
Na madrugada de 30 de setembro de 2023, vizinhos ouviram tiros e chamaram a Polícia Militar, que encontrou Luiz e Rubiane mortos na cama. Segundo Timossi, a residência foi arrombada, e as vítimas foram executadas enquanto dormiam, sem chance de defesa. Luiz levou 14 tiros e Rubiane quatro, o que, segundo a promotoria, evidenciou o sadismo dos acusados e causou intenso sofrimento ao casal.
Casal jovem
Luiz e Rubiane moravam juntos há oito meses e planejavam comprar uma casa. Luiz trabalhava como vigilante e se preparava para um concurso do Corpo de Bombeiros, enquanto Rubiane era caixa em uma loja e cursava Administração a distância.