Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Ponte de Guaratuba, um marco para o Paraná, está em ritmo acelerado conforme o relatório mensal, atingindo 11,12% de conclusão. O Consórcio Nova Ponte, responsável pela execução, iniciou as fundações da parte estaiada, composta por cabos de aço de alta resistência que garantem a livre navegação na baía de Guaratuba.
Até o momento, nove das 64 estacas de concreto necessárias foram instaladas, com mais oito em processo. Essas estruturas, algumas pesando até 470 toneladas, são fundamentais para suportar os 1.244 metros da ponte, que contará com duas pistas em cada sentido, ciclovia e calçadas.
Larissa Vieira, engenheira fiscal do DER-PR, destaca o desafio técnico das fundações estaiadas devido às condições climáticas e características dos materiais. A estrutura permitirá um vão-livre de 160 metros para embarcações, sem interrupção do tráfego marítimo.
Orçada em R$ 386,9 milhões e com prazo de conclusão de 24 meses, a Ponte de Guaratuba é rigorosamente fiscalizada para garantir padrões de qualidade e ambientais. O projeto não apenas fortalece a infraestrutura, mas também promove o desenvolvimento econômico e turístico da região.