6ª Ecos do Ingá, mostra de música instrumental, presta homenagem à bateria no dia 11 de agosto

As apresentações começam a partir das 15h e grandes nomes da bateria estarão em Maringá para shows gratuitos.

  • Tempo estimado de leitura: 6 minutos

    A Ecos do Ingá, mostra de música instrumental realizada pelo Cottonet-Clube sob coordenação de Paulinho Schoffen, terá sua sexta edição no dia 11 de agosto. Considerada a maior mostra de música instrumental do Paraná, este ano ela acontece no Eurogarden e homenageia a bateria e seus ícones. As apresentações começam a partir das 15h e grandes nomes do instrumento estarão em Maringá para shows gratuitos. São eles: às 15h Belmiro Patto convida Glauco Sölter e Murilo Veronezzi, às 16h30 Bruno Cotrim & Brasil Jazz Combo, às 18h Edu Ribeiro Trio, às 19h30 Vera Figueiredo Trio e às 21h Cuca Teixeira Groove Reunion.

    No sábado, dia 10 de agosto, o Teatro Barracão será palco para um bate-papo com Edu Ribeiro, Vera Figueiredo e Cuca Teixeira, a partir das 16h30, com entrada gratuita. Para participar, as inscrições podem ser feitas pelo formulário que estará disponível no link da bio do @cottonetclube.

    “O Ecos, além de democratizar o acesso à música instrumental, que não é tão comum no dia a dia das pessoas, esse ano consegui escolher três nomes de nível nacional. Normalmente, a gente trazia um ou, no máximo, dois, e esse ano serão três ícones do instrumento. Cuca Teixeira, Edu Ribeiro e Vera Figueiredo representam três estilos de bateristas diferentes. Esse é o grande diferencial desta edição”, explica o produtor cultural Paulinho Schoffen, responsável pelo projeto.

    Cuca Teixeira Groove Reunion 4
    Cuca Teixeira – Groove Reunion / Foto: Divulgação

    Cuca Teixeira é um artista conceituado da cena instrumental e jazz no Brasil. Se apresenta em shows, gravações, workshops e projetos de vários artistas, como, por exemplo, Hermeto Pascoal, Fábio Jr. e Maria Rita, entre outros. Seu novo trabalho, Groove Reunion, é um projeto instrumental composto de músicas autorais que apresentam arranjos coletivos. Muito bem acompanhado nesse novo projeto, Cuca Teixeira assume a bateria, reunindo-se com Nino Nascimento no baixo e Gabriel Gaiardo nos teclados.

    Eduribeiro1 Marcelenderle
    Edu Ribeiro / Foto: Divulgação – Marcel Enderle

    Edu Ribeiro é ganhador de cinco Grammys e um dos melhores bateristas brasileiros da atualidade. Em seus 25 anos de carreira, gravou/lançou diversos álbuns como líder, com seus grupos Trio Corrente e Vento em Madeira. Gravou com um número enorme de músicos e cantores, tais como Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Milton Nascimento, João Bosco, Toquinho, entre outros. O Edu Ribeiro Trio é formado por guitarra, contrabaixo e bateria, com Bruno Migotto no contrabaixo e Vinícius Gomes na guitarra.

    Vera Figueiredo
    Vera Figueiredo / Foto: Divulgação

    Entre 2000 e 2016, Vera Figueiredo trabalhou na TV Globo, no programa Altas Horas. Apesar de não fazer mais parte do programa, a banda continua a se apresentar como Altos Hits, principalmente em eventos corporativos. A baterista vem se apresentando nas mais badaladas casas de show de São Paulo, com o Vera Figueiredo Trio, tendo passado, entre outros, pelo palco do JazzB, importante reduto da música instrumental.

    Bruno Cotrim E Brasil Jazz Combo1
    Bruno Cotrim e Brasil Jazz Combo / Foto: Divulgação

    Já Bruno Cotrim leva aos palcos seu sexteto instrumental, o Brasil Jazz Combo, com o qual apresenta sua pesquisa e fascínio pela música instrumental brasileira. Dentro do universo das manifestações culturais do Brasil, explora ritmos de norte a sul do país, como o frevo, a chacarera, a milonga, o samba, o choro,o fandango, o boi e tantos outros ritmos símbolos da diversa cultura regional brasileira. O sexteto interpreta novos arranjos de clássicos da música instrumental e popular brasileira com compositores como Tom Jobim, Sivuca e Hermeto Pascoal, e traz também arranjos e compositores atuais.

    Whatsapp Image 2024 07 22 At 18.21.58
    Belmiro Patto / Foto: Divulgação

    O baterista Belmiro Patto é residente em Maringá há 29 anos. Ele leva ao palco do Ecos do Ingá o show “Curingá”, fruto do reencontro com o amigo de longa data, o baixista Glauco Sölter, de Curitiba, juntamente com a união do jovem guitarrista Murilo Veronezzi, também de Maringá. Nesta conexão entre três diferentes gerações musicais, Belmiro Patto presta homenagem a quatro grandes bateristas que influenciaram sua trajetória musical: Guarani Nogueira, Al Foster, Billy Cobham e Steve Gadd.

    Em anos anteriores, a Ecos do Ingá homenageou o chorinho, a guitarra brasileira, os instrumentos de sopro, o violão e o contrabaixo, trazendo nomes de referência como Hamilton de Holanda, Nelson Farias, Roberto Menescal, Carlos Malta, Marcos Suzano, Raul de Souza, Yamandu Costa, Guinga e Mônica Salmaso, Arismar do Espírito Santo, entre outros. O objetivo é dar destaque para a música instrumental, seus estilos, instrumentos e técnicas, com o intuito de formar músicos e plateia. Como sempre, um evento aberto para todos os públicos, reunindo famílias inteiras para curtir um domingo diferente.

    Serviço:
    Ecos do Ingá – Mostra de Música Instrumental – 6ª Edição – A BATERIA
    Dias 10 e 11 de agosto de 2024
    Entrada gratuita.

    Programação:

    • Dia 10 de agosto
      Bate-Papo com Edu Ribeiro, Vera Figueiredo e Cuca Teixeira no Teatro Barracão, às 16h30.
    • Dia 11 de agosto no Eurogarden:
      15h – Belmiro Patto convida Glauco Sölter e Murilo Veronezzi
      16h30 – Bruno Cotrim & Brasil Jazz Combo
      18h – Edu Ribeiro Trio
      19h30 – Vera Figueiredo Trio
      21h – Cuca Teixeira Groove Reunion

    Lei de Incentivo à Cultura
    Patrocínio: Fortgreen, Fertipar, Planti Center e Sancor Seguros
    Apoio: Eurogarden e MR Tendas
    Incentivo à Cultura: Instituto Cultural Ingá e ACIM
    Realização: Cottonet-Clube, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, União e Reconstrução

    Comentários estão fechados.