Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um estudo publicado na revista Science revelou que a dengue gerou um impacto econômico alarmante no Brasil neste ano, totalizando um prejuízo estimado em US$ 5 bilhões, o equivalente a aproximadamente R$ 28 bilhões. Os custos incluem despesas com saúde pública e privada, além dos impactos decorrentes de faltas ao trabalho e perda de produtividade.
Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou um número recorde de 6,37 milhões de casos prováveis de dengue até agora em 2024, com 4.714 mortes confirmadas e outras 2.351 sob investigação relacionadas à doença. Para calcular os prejuízos, os pesquisadores analisaram dados de internações e casos notificados pelo Ministério da Saúde, combinando essas informações com dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
O estudo destaca também a perspectiva de redução dos casos com a vacinação contra a dengue, cuja distribuição foi iniciada com a aquisição de 6,5 milhões de doses pelo governo brasileiro. A expectativa é que a vacinação em áreas de alta transmissibilidade possa contribuir significativamente para a diminuição dos casos nos próximos anos.
Os especialistas alertam para a urgência de medidas preventivas eficazes contra a dengue, destacando não apenas os impactos na saúde pública, mas também na economia do país.
Comentários estão fechados.