Amizade que cura: animais de estimação melhoram saúde física e mental dos tutores

Convívio entre animais e humanos, muitas vezes construídas após eventos traumáticos, traz benefícios à saúde física e mental dos tutores.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    O Dia do Amigo, comemorado neste sábado (20), celebra tanto as amizades entre pessoas quanto o convívio entre animais e seres humanos, trazendo benefícios à saúde física e mental dos tutores. O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Diogo Alves, destaca que a ciência já estuda há bastante tempo os benefícios dos animais para a saúde mental. Segundo ele, os donos de pets têm níveis mais baixos de triglicerídeos e colesterol, e pessoas acima de 65 anos com animais têm 30% menos probabilidade de ir a médicos.

    Alves afirma que brincar com animais de estimação eleva os níveis de serotonina e dopamina, proporcionando relaxamento e bem-estar. Além disso, donos de pets têm menor nível de pressão arterial e estresse, com estudos mostrando que pessoas hipertensas tiveram uma queda na pressão após alguns meses com um animal.

    A inter-relação entre humanos e animais é uma via de mão dupla, reduzindo a solidão e promovendo relações sociais. O convívio com animais também pode afastar ameaças de suicídio, pois a companhia de um pet pode beneficiar pessoas deprimidas, fazendo com que se sintam necessárias e queridas.

    O convívio com animais ajuda a preencher vazios emocionais e pode ter um efeito terapêutico significativo. Animais de estimação, como cães e gatos, tornam-se parte da família, proporcionando apoio emocional em momentos difíceis, como perdas e problemas de saúde.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.