Apucarana aprova lei que permite sepultamento de animais de estimação em cemitérios públicos

O projeto, de autoria do vereador Luciano Molina (Agir), foi votado e aprovado em duas sessões extraordinárias, com ampla maioria, nesta terça-feira (25).

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Câmara Municipal de Apucarana, aprovou um projeto de lei que autoriza o sepultamento de animais domésticos em cemitérios públicos do município. O projeto, de autoria do vereador Luciano Molina (Agir), foi votado e aprovado em duas sessões extraordinárias, com ampla maioria, nesta terça-feira (25).

    De acordo com o texto, fica autorizado o sepultamento de cães, gatos e animais domésticos de pequeno porte em campas, jazigos, gavetas, carneiras ou local específico nos cemitérios públicos de Apucarana. Os espaços destinados ao sepultamento dos pets devem ser da própria família, que também arcará com as despesas.

    Na justificativa, o vereador Luciano Molina ressalta que muitos animais são considerados verdadeiros membros da família e merecem um encaminhamento respeitoso.

    “O amor e respeito aos animais não humanos cresce muito em nossa sociedade, e atualmente temos muitos animais que são considerados, praticamente, membros das famílias humanas. Quando ocorre o falecimento de um animal muito amado, há dificuldades para se dar o encaminhamento respeitoso que ele merece. Os cemitérios e crematórios particulares existentes cobram altas taxas, o que inviabiliza que as pessoas com menos recursos financeiros possam dar um bom encaminhamento ao animal falecido”, explica o vereador.

    Apesar disso, atualmente, não há respaldo legal para que animais de estimação sejam enterrados junto com seus tutores. As informações são do Paraná Portal.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.