Tempo estimado de leitura: 2 minutos
No dia 11 de junho, um homem de 72 anos, identificado como José Aparecido Faria, teve sua vida transformada após um equívoco durante uma cirurgia na Santa Casa de Birigui, em São Paulo. Ao ser internado para tratar hemorroida, a vítima teve a vesícula removida por engano.
O idoso, em entrevista ao G1, revelou que esperava pela cirurgia de hemorroidas há três anos e decidiu passar pelo procedimento, mesmo com receios. Após quase cinco horas de cirurgia, ele acordou com um corte de cerca de 15 centímetros na barriga, que precisou de nove pontos para ser fechado.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo G1, o hospital ofereceu uma nova equipe para corrigir o erro e realizar a cirurgia correta de remoção da hemorroida. Apesar do trauma, o idoso precisará enfrentar outra cirurgia para resolver o problema.
Os advogados da família, Dr. Fernando Guido e Tainá A. Doná, estão acompanhando a sindicância na Santa Casa de Birigui e a investigação da Polícia Civil. A instituição confirmou o erro cirúrgico e está tomando as medidas necessárias.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) está investigando o caso. A família registrou um boletim de ocorrência e busca por justiça.