Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Uma operação da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) foi deflagrada nesta terça-feira (11) para investigar um grupo suspeito de criar 16 empresas fantasmas com o intuito de fraudar licitações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
De acordo com informações do G1 Paraná, a ação, coordenada pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em Curitiba, São José dos Pinhais, Araucária e Pinhais.
A Sanepar, que já havia identificado irregularidades e suspendido as empresas envolvidas, colabora com as autoridades na apuração dos fatos.
Ao G1 Paraná, a delegada Waleska Souza Martins informou que os suspeitos, pertencentes a uma mesma família, criaram diversas empresas para burlar o processo licitatório e a fiscalização da Sanepar. A polícia ainda não determinou o montante desviado, mas registros desde 2018 indicam contratos com as empresas investigadas.
Os envolvidos podem ser responsabilizados por associação criminosa e crimes contra a administração pública em licitações e contratos. Equipamentos eletrônicos, documentos e anotações foram apreendidos para análise e continuidade das investigações.