Paraná lança programa de formação em tecnologia para 3.000 estudantes

O Talento Tech-PR oferecerá 150 cursos com 20 vagas cada, totalizando 800 horas de aulas presenciais e a distância em 10 meses.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Nesta terça-feira (11), o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o projeto Talento Tech-PR, destinado a capacitar três mil estudantes de ensino médio e superior em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Paraná.

    O programa, que receberá um investimento inicial de R$ 62 milhões, é uma iniciativa conjunta de várias secretarias estaduais em parceria com grandes empresas de tecnologia.

    O Talento Tech-PR oferecerá 150 cursos com 20 vagas cada, totalizando 800 horas de aulas presenciais e a distância em 10 meses. Os estudantes receberão uma bolsa mensal de R$ 1.345. O conteúdo dos cursos incluirá habilidades técnicas em TIC e softskills, com foco em resolver problemas reais das empresas parceiras ao final da formação.

    Ratinho Junior destacou que este é o maior programa de formação em tecnologia e inovação no Brasil, com impacto positivo no desenvolvimento regional e nas oportunidades de emprego.

    “São jovens que integram a rede pública no ensino médio e ensino superior que passarão por um curso intensivo, recebendo uma remuneração durante o treinamento, muitos dos quais já terão vagas garantidas nas empresas parceiras com uma boa remuneração”, afirmou o governador.

    O projeto visa beneficiar alunos de 50 municípios paranaenses com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). As empresas parceiras se comprometeram a contratar pelo menos 50% dos alunos formados nas cidades de origem.

    Segundo Ratinho Junior, o Paraná está criando um “berçário de mão de obra altamente qualificada”, ajudando a preencher as mais de meio milhão de vagas abertas na área de tecnologia no Brasil.

    Isso faz com que estes jovens sejam rapidamente inseridos no mercado do trabalho, as empresas possam suprir a sua demanda por novos trabalhadores, que poderão ter um emprego digno na sua própria cidade”, acrescentou.

    Guto Silva, secretário do Planejamento, explicou que o Talento Tech-PR está alinhado com a estratégia do estado de se tornar referência nacional e internacional em tecnologia e inovação.

    “O Paraná tem muita tradição nos ecossistemas de inovação, com a presença de muitas startups e mais de 40 mil vagas com salários de alto impacto, mas que precisa de cada vez mais gente para trabalhar”, afirmou.

    A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será responsável pela oferta pedagógica dos cursos. O secretário Aldo Bona ressaltou a colaboração das empresas parceiras na construção do currículo, garantindo que os formados atendam às demandas do mercado.

    “As empresas que contratarão esses jovens talentos ajudaram na construção do currículo para que os estudantes saiam formados efetivamente para atender as necessidades do mercado de trabalho”, pontuou Bona.

    O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, lembrou que o Talento Tech-PR faz parte de uma estratégia maior de valorização das novas profissões e dinâmicas de trabalho.

    “Temos mais de 500 mil jovens estudantes de programação e mais de 100 mil estudando robótica. Com esse novo programa, nós estamos agora formando uma espécie de tropa de elite profissional com intensa formação e conhecimentos muito específicos como segurança cibernética, trabalho em nuvem, de forma totalmente alinhada às necessidades das maiores empresas do setor”, disse Miranda.

    O Talento Tech-PR, previsto para começar em julho, também foi elogiado pelo secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani. “Este é um grande passo que o Governo do Estado dá e que não consiste apenas em uma formação, mas no desenvolvimento das cidades mais carentes do Paraná por meio do fomento ao mercado da inovação”, declarou Canziani.

    Ele também informou que a plataforma de ensino está pronta e que as aulas devem iniciar em julho. “São aulas interativas, para que a gente possa fazer um ambiente altamente agradável, para que esses alunos fiquem, atuem e depois possam chegar prontos ao mercado de trabalho”.

    Cidades e Participantes

    O programa envolverá estudantes de 50 cidades, incluindo Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Antonina e Pontal do Paraná. Estiveram presentes no lançamento do projeto autoridades estaduais, prefeitos, representantes das empresas de tecnologia e estudantes que integrarão o Talento Tech-PR.

    Comentários estão fechados.