Tempo estimado de leitura: 3 minutos
As ginastas paranaenses Bárbara Domingos e Maria Alexandre se destacaram no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, realizado na Guatemala. Bárbara, conhecida como Babi, conquistou o título ao conquistar o ouro na categoria individual geral, e Maria Alexandre garantiu o bronze.
Babi alcançou 130.150 pontos, somando as quatro modalidades: arco, bola, maças e fita. Além do ouro individual, ela também obteve ouro no conjunto, junto com Maria Alexandre e Geovanna Santos, e mais duas pratas individuais.
Processo
Apesar de uma infecção intestinal que desafiou sua preparação, Babi superou as adversidades e viu o Pan-Americano como um ensaio para as Olimpíadas de Paris. Márcia Naves, técnica da equipe, celebrou o desempenho das atletas, que retornam com um total de três ouros e duas pratas, consolidando Babi como a principal ginasta das Américas.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, o Paraná, destinou mais de R$ 344 milhões para infraestruturas esportivas. A atleta Bárbara Domingos é uma das beneficiárias do programa Geração Olímpica e Paralímpica, patrocinado pela Copel, que apoia atletas desde 2011.
Maria Alexandre, com apenas 17 anos, estreou no pódio pan-americano, conquistando ouro no conjunto, bola e fita, além de um bronze individual. A equipe brasileira adulta assegurou uma vaga individual e a participação do conjunto nas Olimpíadas, após um total de 12 medalhas no campeonato.