Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (6) a retomada das operações da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), paralisada desde 2020. Localizada no Paraná, a unidade é uma subsidiária integral da companhia e tem previsão de reinício das atividades para o segundo semestre de 2025.
De acordo com a Agência Brasil, a decisão vem após a revisão das diretrizes estratégicas da Petrobras, que reintegrou a produção de fertilizantes ao seu portfólio de investimentos para o período de 2024 a 2028. A Ansa, que opera ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), tem capacidade anual de produzir 720 mil toneladas de ureia, 475 mil toneladas de amônia e 450 mil m³ do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32).
A reativação inclui a contratação dos antigos empregados, sujeita à aprovação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A fábrica havia sido hibernada devido a prejuízos recorrentes, com perdas significativas entre 2013 e 2019, e a inviabilidade econômica da matéria-prima em relação aos produtos finais. A Petrobras busca agora uma nova fase de operação, garantindo segurança operacional e ambiental.