Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Herivelto Oliveira, vereador pelo partido Cidadania, assumiu temporariamente o cargo de prefeito de Curitiba até o dia 8 de junho, em cerimônia realizada antes do feriado de Corpus Christi. Ele se torna o segundo prefeito negro da história da cidade, sucedendo Antenor Pamphilo dos Santos, que ocupou o posto em 1948. A informação foi dada pelo G1.
Durante seu mandato interino, Oliveira tem planos de sancionar a lei do passaporte celíaco, assegurando dietas especiais em hospitais, e de participar de reuniões do Conselho de Política Étnico Racial. Sua ascensão ao cargo ocorre devido às viagens internacionais do atual prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito, além da indisponibilidade dos outros vereadores na linha sucessória, que se declararam impedidos por serem pré-candidatos às próximas eleições municipais.
Oliveira, que decidiu não concorrer nas próximas eleições, é um curitibano de 60 anos, em seu segundo mandato como vereador. Com formação em jornalismo pela UFPR e carreira como músico e consultor de comunicação, ele homenageou seu pai, um ex-servidor municipal, durante a cerimônia de posse.