Encerramento do Ficcab acontece dia 15 com oficinas e apresentações de cultura popular gratuitas

Cerca de 70 crianças e adolescentes atendidas pelo projeto participarão de apresentações de capoeira, samba de roda, maculelê e puxada de rede.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A segunda edição do Ficcab – Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira, viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti, terá seu encerramento no dia 15 de junho, com atrações no Centro Cultural Sucena e no Teatro Reviver Magó.

    O projeto teve início em fevereiro, oferecendo gratuitamente diversas oficinas para a comunidade, como capoeira, danças afro-brasileiras e confecção de berimbau. Agora, promove a Mostra Cultural Infantil, para que as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto ao longo dos meses mostrem um pouco do que aprenderam, participando de apresentações de capoeira, samba de roda, maculelê e puxada de rede.

    Cerca de 70 crianças e adolescentes participarão dessas atividades, sob a coordenação artística da contramestra Lissandra Sucena.

    O evento também contará com novas oficinas de capoeira e cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes, ministradas por convidados como Mestra Valdira (MA), Mestre Bamba (MA), Professor Amendoim (PR) e Mestranda Iúna (PR). Além disso, haverá oficinas direcionadas aos profissionais que trabalham diretamente com o público infantil.

    “A cada dia cresce a procura pela capoeira por esta faixa etária. Contudo, sabemos da importância de se capacitar para ministrar aulas para crianças. Os profissionais escolhidos para compartilhar seus conhecimentos e experiênciais, Mestre Bamba e Mestra Valdira, têm trabalhos de destaque em suas cidades e estados”, comentam os coordenadores.

    Mestra Valdira é  bacharel em Direito, Doutora em Políticas Públicas, professora universitária, mestra de Capoeira Angola, fotógrafa e militante pelos Direitos Humanos. Já Mestre Bamba é mestre de capoeira com ensino e prática da Capoeira Angola, articulando-a com o tambor de crioula, tambor de mina, bumba meu boi e dança do côco.

    Com coordenação do Mestre Chuppim, o projeto surgiu para promover a cultura afro-brasileira, transmitindo valores e conhecimentos ancestrais, promovendo a inclusão social através da arte e da cultura e proporcionando às novas gerações uma arte genuinamente brasileira.

    Programação:

    Sexta feira 14/06

    19h – Atividades com crianças e Roda de Capoeira

    Sábado 15/06

    – das 9h às 12h – Oficinas Infantis Com Mestres convidados no Centro Cultural Sucena

    – 14h – Oficinas com adultos e profissionais que trabalham com crianças no Centro Cultural Sucena (Av. São Judas Tadeu, 1887, Conj. Hermann Moraes Barros)

    – 19h – Mostra Cultural no Teatro Reviver Magó – Haverá intérprete de Libras.

    Entrada sempre gratuita

    Link para inscrição das oficinas.

    Produzido com verba de Incentivo à Cultura

    Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020

    Prêmio Aniceto Matti

    Comentários estão fechados.