Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Com a aproximação do inverno e a queda das temperaturas, a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, implementou protocolos de acolhimento para pessoas em situação de rua. O abrigo provisório, localizado na Rua das Dálias, 745, no Jardim Verão, funciona a partir das 17 horas, com saída no dia seguinte. Essa medida continuará em vigor durante todo o período de frio intenso.
No local, são oferecidas acomodações com camas, cobertores, material de higiene, chuveiros, marmitas e café da manhã. A secretária de Assistência Social, Cinthya Gimenes, ressalta que é importante considerar as características específicas da população em situação de rua, pois muitos não desejam ir para um abrigo, mesmo quando essa opção é oferecida.
A abordagem especializada busca oferecer abrigo e condições adequadas para passar a noite, mas frequentemente é rejeitada pelas pessoas em vulnerabilidade. Mesmo correndo risco nas ruas, muitos indivíduos recusam a oferta de abrigo, especialmente durante as baixas temperaturas.
Além disso, a Assistência Social disponibiliza acolhimento de longa permanência para homens em situação de rua, com idades entre 18 e 59 anos. Um convênio entre o município e uma instituição localizada em Iguatemi, distrito de Maringá, oferece infraestrutura adequada e equipe qualificada para favorecer a reintegração social. Além de acolhimento e alimentação, o local promove atividades e oficinas preparatórias para o mercado de trabalho.