Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Sistema Prisional do Estado do Paraná, em parceria com o Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Maringá, anuncia a estreia de mais um projeto cultural transformador: a peça teatral “A Morte de Ivan Ilitch”, inspirada na obra de Liev Tolstói.
O espetáculo estreia no dia 5 de junho, às 14h, no Teatro Barracão. As apresentações subsequentes ocorrerão nas quartas-feiras, sempre às 20h, durante o mês de junho (dias 12, 19 e 26).
Esse é o segundo projeto cultural realizado dentro do sistema prisional de Maringá. No ano passado, dois detentos apresentaram a peça de fragmentos de “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiéviski. O espetáculo recebeu menção honrosa no 16º Festival de Teatro de Pinhais, um dos mais importantes festivais do Paraná, além do primeiro “Mérito Cultural” da cidade de Maringá, concedido pela Secretaria de Cultura em 2023.
Claudeir Fidélis é uma Pessoa em Processo de Liberdade (PPL) e tem se destacado na construção e realização deste projeto. No ano passado, ele atuou como debatedor na peça “Crime e Castigo”, mas agora assumiu tanto a dramaturgia quanto o papel principal do espetáculo “A Morte de Ivan Ilitch”.
A direção teatral de “A Morte de Ivan Ilitch” é assinada pelo ator, diretor e professor do sistema prisional, Adauto da Silva, e Marco Antonio Garbellini, premiado como melhor diretor no 15º Festival de Teatro, com indicações para melhor espetáculo e melhor técnica por “Memória de Aninha”, inspirado na obra de Cora Coralina.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar a reabilitação dos detentos por meio da cultura, não apenas para reintegrar essas pessoas à sociedade, como também para oferecer novas oportunidades de vida além da criminalidade.
O diretor da Colônia Penal, Júlio Cesar Vicente Franco, elogiou o projeto: “É incrível o que vocês três conseguiram fazer.”
A equipe criadora destaca a importância do projeto:
“Para além do texto e das questões filosóficas que ‘A Morte de Ivan Ilitch’ apresenta, desejamos trazer esses questionamentos para a integração social desses homens e mulheres em nossa sociedade. Acreditamos no poder da arte e da educação como ferramentas de transformação, assim como na acessibilidade das diversas manifestações culturais e artísticas da nossa sociedade. Por isso, propomos a edificação desse trabalho e seus desdobramentos,” afirmam Garbellini, Adauto e Fidélis.
Agenda de Apresentações:
- Estreia: 05 de junho às 14h
- Demais apresentações: 12, 19 e 26 de junho às 20h
- Local: Teatro Barracão
Ficha Técnica:
- Direção: Adauto da Silva e Marco Antonio Garbellini
- Dramaturgia/Ator Principal: Claudeir Fidélis
- Coordenação: Conselho da Comunidade de Execuções Penais da Comarca de Maringá (CCEPMA), Penitenciária Industrial de Maringá (PIM), Polícia Penal do Estado do Paraná, CEEBJA – Tomires Moreira de Carvalho
- Apoio: Secretaria de Cultura de Maringá
- Patrocínio: Itaipu Binacional
Comentários estão fechados.