Infarto em mulheres: mitos e verdades que você precisa saber

As mulheres também têm doenças cardiovasculares e infartam, mas isso pode ser mais difícil de reconhecer, já que os sintomas são diferentes.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

     Muito se fala sobre os sintomas clássicos de ataque cardíaco em homens: dor no peito em aperto, falta de ar e sudorese intensa. E na nossa cabeça já surge a imagem de um homem mais velho, suando frio e com dor repentina no braço esquerdo.

    O problema é que as mulheres também têm doenças cardiovasculares e infartam, mas, no caso delas, a cena tende a ser diferente e mais difícil de reconhecer, já que os sintomas podem ser outros. Isso pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento, aumentando o risco de complicações graves.

    A Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta que o coração das mulheres merece atenção e cuidados especiais por causa de sua fisiologia: é ligeiramente menor, pesa menos e ejeta menos sangue. A circulação coronariana é mais estreita que a masculina. 

    Mitos e verdades que você precisa saber

    • Ataque cardíaco só acontece em homens mais velhos:  Mito. Mulheres de todas as idades podem sofrer um ataque cardíaco, inclusive jovens e adolescentes.
    • Dor no peito é o único sintoma de ataque cardíaco em mulheres: Mito. As mulheres podem apresentar diversos outros sintomas, como falta de ar, náusea, fadiga extrema e tontura.
    • O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são essenciais para salvar vidas: Verdade. Quanto mais rápido a mulher buscar ajuda, maior a chance de um tratamento eficaz e de evitar complicações graves.
    • Ataque cardíaco em mulheres é menos grave do que em homens: Mito. Ataques cardíacos são graves em ambos os sexos e requerem tratamento imediato.
    • Apenas cardiologistas podem diagnosticar um ataque cardíaco: Mito. Médicos de diversas especialidades podem diagnosticar e tratar um ataque cardíaco.
    • Existem diversos fatores de risco para ataque cardíaco em mulheres: Verdade. Hipertensão, colesterol alto, diabetes, tabagismo, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores de risco.

    É mais comum do que parece

    Entre as mulheres brasileiras, aproximadamente 30% das mortes são causadas por doenças cardíacas, superando os casos de câncer de mama e de útero.

     Essas doenças cardiovasculares têm se mostrado mais prevalentes entre as mulheres de 15 a 49 anos, com um aumento significativo nas taxas de mortalidade, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

    Pontos para as mulheres estarem atentas

    • Ataque cardíaco em mulheres é uma condição séria que requer atenção imediata.
    • Conhecer os sintomas e buscar ajuda médica rapidamente pode salvar vidas.
    • Adotar um estilo de vida saudável e fazer check-ups regulares com o médico são medidas essenciais para a prevenção.

    Compartilhe este post com suas amigas e familiares para que elas também fiquem informadas sobre os sintomas de ataque cardíaco em mulheres.

    Dúvidas? Agende uma consulta:
    (44) 9 8840-8228 – Whatsapp e plantão 24h
    www.marcelopuzzi.com.br

    Dr. Marcelo Puzzi – @drmarcelopuzzi
    Médico cardiologista e hemodinamicista, especializado em procedimentos minimamente invasivos.

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.