Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Polícia Civil do Paraná está investigando um caso de racismo e apologia ao nazismo envolvendo alunos do Colégio Positivo, em Curitiba. Um estudante da instituição relatou ter sido vítima de agressões e ofensas racistas, incluindo a exibição de uma suástica nazista, por parte de um grupo de colegas.
De acordo com informações divulgadas pelo G1 Paraná, o caso veio à luz após um confronto físico entre os estudantes na última quarta-feira (24), no colégio. A mãe do aluno afirma que o racismo é um problema recorrente e que a escola foi notificada, mas não tomou medidas adequadas. Em resposta, a família decidiu transferir o estudante para outra escola e busca justiça.
“Os coordenadores conversaram, cada um foi pro seu canto, como se nada tivesse acontecido. À tarde, ele teve que voltar para fazer prova e quando chegou lá, já tinha sido ameaçado que iam ‘pegar’ ele na saída [do colégio]”, contou a mãe.
A mãe da vítima, em entrevista divulgada pelo G1, relatou que o filho sofre racismo desde pequeno. “Meu filho sempre sofreu racismo, sempre, desde pequeno. Só que às vezes eu ia conversar no colégio com diretora, professores, que falavam que ‘era brincadeira de criança’ […] Até quando a gente vai ter que sofrer com tudo isso? É muito sério, é muito grave!”, disse.
Foram apontados ao menos seis adolescentes como autores das ofensas racistas.
O colégio, por sua vez, expressou repúdio a qualquer forma de discriminação e mencionou ter um programa contra o bullying. A Polícia Civil continua com as investigações e o caso segue em segredo de justiça, pois envolve menores de idade. O boletim de ocorrência permanece aberto até que o colégio forneça um retorno oficial.
*Com informações, portal G1 Paraná.