Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um adolescente de 17 anos, que mora em Castro, no Paraná, está sendo investigado por suspeita de ameaçar divulgar fotos íntimas da ex-namorada. A jovem, de 15 anos, é brasileira, mas vive nos Estados Unidos, no estado da Flórida, onde fez a denúncia à polícia.
Nesta quinta-feira (18), a Polícia Civil realizou uma operação, cumprindo mandados de busca e apreensão nas residências de Castro e Ponta Grossa, onde o adolescente morava até um mês atrás.
A investigação apura atos infracionais relacionados aos crimes de perseguição, cyberbullying e ameaça de divulgação de imagens de conteúdo sexual. Segundo o delegado Fernando Henrique Ribeiro Vieira, os jovens mantiveram um relacionamento amoroso virtual por cerca de um ano.
O adolescente, inconformado com o término da relação, ameaçou divulgar fotos e vídeos íntimos que possuía da então namorada. Essas ameaças causaram intenso abalo emocional na jovem durante meses. Em uma ocasião, ela chegou a se automedicar e acionar a emergência nos EUA devido à pressão feita pelo adolescente infrator.
Na operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos que serão analisados pela equipe de investigação para reunir provas e verificar se há outras vítimas.
Apesar de colaborar com a investigação e não ter efetivamente divulgado as imagens, o adolescente ainda está sob investigação. A identidade dos envolvidos não foi revelada.
A operação foi chamada de “Revenge”, em referência à expressão “revenge porn”, que significa “pornografia de vingança”. Essa ação policial ocorreu após troca de informações entre a polícia norte-americana, o laboratório de operações cibernéticas do Ministério da Justiça em Brasília e a Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa.