Ônibus escolar que tombou na região passou por vistoria no dia anterior

Segundo a secretária de educação de Apucarana, os pneus do ônibus não estavam carecas e o acidente foi provavelmente causado por falha mecânica.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A prefeitura de Apucarana (cerca de 60 km de Maringá) instaurou uma sindicância nesta quarta-feira (17) para investigar as circunstâncias do acidente envolvendo um ônibus escolar na Rua Francisco Coelho Vilela.

    O caso aconteceu quando o ônibus perdeu os freios durante o trajeto. O veículo acabou tombando e parou em uma residência desocupada. 

    A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, afirma que o ônibus havia passado por uma vistoria no dia anterior ao acidente (16 de abril), com a aprovação do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) e do Inmetro (nstituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

    “Os pneus não estavam carecas, caso contrário não teria sido liberado pelo Detran. O ônibus não é da prefeitura, é de uma empresa terceirizada, mas a gente cobra normalmente essas vistorias”, explica.

    Após o ocorrido, alguns pais de alunos fizeram reclamações sobre o motorista do ônibus nas redes sociais. Contudo, a secretária de Educação destaca que não houve denúncias formais contra o condutor.

    “Se recebermos, vamos apurar. Mas temos filhos de funcionários nossos que utilizam esse ônibus e falaram muito bem do motorista, afirmando que ele é muito cuidadoso, mas vamos investigar, sim, toda a questão do acidente. Mas tudo indica que foi uma falha mecânica que pode acontecer casualmente. Não foi por falta de manutenção”, afirmou a secretária.

    A Autarquia Municipal de Educação (AME) emitiu uma nota para informar que, além da sindicância, notificou a empresa terceirizada responsável pelo ônibus para afastar imediatamente o motorista até a conclusão das investigações.

    Leia a nota na íntegra a seguir:

    “Com relação ao acidente ocorrido com um ônibus de empresa terceirizada, a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana (AME) informa que no momento do acidente, o veículo transportava vinte e sete estudantes do Colégio Estadual Polivalente, era conduzido por motorista também contratado pela mesma empresa terceirizada.

    O atendimento foi feito por quatro ambulâncias do SAMU de Apucarana e três ambulâncias do Corpo de Bombeiros (Siate) de Apucarana. Onze estudantes foram encaminhados para o Hospital da Providência e outros nove estudantes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

    Os vinte estudantes apresentaram ferimentos leves. Os demais estudantes e o motorista do veículo não sofreram ferimentos. A Autarquia Municipal de Educação, por meio da Procuradoria Jurídica do Município, instaurou nesta quarta-feira, 17 de abril, procedimento administrativo para apurar as causas do acidente, bem como apurar as responsabilidades por parte da empresa ou do motorista, por eventual imprudência ou negligência.

    A empresa apresentou os documentos exigidos pela lei e pelo contrato para a prestação de serviços. A AME informa que já notificou a empresa terceirizada para que afaste imediatamente o motorista que conduzia o veículo acidentado, enquanto os fatos estiverem sendo apurados.

    A AME afirma ainda que serão tomadas as providências cabíveis para a responsabilização dos envolvidos neste lamentável acidente ocorrido nesta data.”

    Comentários estão fechados.