Justiça Eleitoral fará retotalização de votos da eleição para a Câmara de Maringá: o que pode mudar?

Retotalização é relativa ao resultado da eleição de 2020. De acordo com a Justiça Eleitoral, medida tem o objetivo de recalcular o quociente eleitoral e anular os votos recebidos pelo Partido Liberal (PL) no pleito daquele ano.

  • Retotalização é relativa ao resultado da eleição de 2020. De acordo com a Justiça Eleitoral, medida tem o objetivo de recalcular o quociente eleitoral e anular os votos recebidos pelo Partido Liberal (PL) no pleito daquele ano.

    Por Victor Ramalho

    A Justiça Eleitoral de Maringá anunciou, em edital publicado na última quarta-feira (20), que fará uma retotalização de votos da eleição para a Câmara de Maringá do pleito de 2020. De acordo com o documento, que realiza o convite para lideranças partidárias acompanharem o processo, a retotalização deverá ocorrer no dia 1º de abril, às 14h, na sede do Fórum Eleitoral de Maringá.

    De acordo com o documento, a recontagem visa o “cumprimento da decisão do Agravo em Recurso Especial Eleitoral comunicada pelo Processo PAD n.º5441/2024”, relativo a um processo de anulação dos votos recebidos pelo Partido Liberal (PL) na eleição do legislativo daquele ano. O documento não informa o motivo dos votos da legenda estarem sendo anulados.

    Com a anulação dos votos do PL, a atual composição da Câmara pode ser modificada. A sigla elegeu um vereador em 2020: Doutor Manoel, que pode perder o cargo. Caso o quociente seja recalculado, uma nova cadeira pode ser destinada ao Podemos, que tem como primeiro suplente o ex-vereador Jean Marques.

    Procurada pela reportagem, a equipe do vereador Doutor Manoel informou que o parlamentar ainda não teve acesso aos autos do processo e, por isso, ainda não tem conhecimento sobre as alegações apresentadas. O Maringá Post também procurou o diretório municipal do PL, que informou ainda não ter sido notificado sobre qualquer decisão.

    Foto: Ilustrativa/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.