Estudantes de Engenharia da UEM vão fiscalizar obras paralisadas na região

  • Na próxima semana, eles receberão uma capacitação do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) para exercer a atividade. Projeto também está sendo desenvolvido pelo TCE em outras instituições de ensino do Paraná.

    Por Victor Ramalho

    Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (UEM) irão fiscalizar obras municipais que estão paralisadas em Maringá e cidades da região. A ação faz parte do projeto “Ver a Cidade”, promovido pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), em parceria com instituições de ensino superior estaduais.

    Na próxima semana, os acadêmicos da UEM receberão uma capacitação do TCE para exercer a atividade. Na segunda-feira (18 de março), a partir das 14 horas, a palestra será no campus da UEM em Umuarama, ministrada pelo auditor de controle externo Paulo Augusto Daschevi, coordenador de Obras Públicas do TCE-PR. Na terça-feira (19), na sede da universidade, em Maringá, o palestrante será o também auditor Luiz Henrique de Barbosa Jorge, servidor da unidade.

    Nas duas ocasiões, também falará aos estudantes o gerente regional do Crea-PR em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. Os três palestrantes são engenheiros civis.

    O projeto Ver a Cidade envolverá alunos de graduação das quatro universidades estaduais que possuem cursos de Engenharia Civil – além da UEM (que ministra o curso nos campi de Maringá e Umuarama), a UEPG (Ponta Grossa), a UEL (Londrina) e a Unioeste (Cascavel). No total, 60 universitários e dez professores dessas quatro instituições atuarão na fiscalização e apuração de informações sobre obras municipais paralisadas nessas cinco cidades e suas respectivas regiões, sob supervisão do Crea-PR e após receber capacitação técnica.

    O projeto Ver a Cidade faz parte de um conjunto de 14 iniciativas que serão desenvolvidas pelo TCE-PR com as sete universidades estaduais paranaenses para fortalecer o Controle Social. O Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e as universidades foi assinado em 20 de janeiro, na sede do TCE-PR, em Curitiba. A participação dos universitários nessas ações contará como atividades de extensão.

    Imagem Ilustrativa/Arquivo/TCE-PR

    Comentários estão fechados.