Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Ilustrativa
As famílias paranaenses estão cada vez menos endividadas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a parcela de endividados caiu de 91,1% em janeiro para 90,9% em fevereiro.
Desde agosto do ano passado o índice de endividamento vem caindo no Paraná. Mesmo assim, o estado ainda se mantém no topo do ranking brasileiro de endividados. A média nacional da PEIC ficou em 77,9%.
O endividamento dos paranaenses está atrelado principalmente às compras no cartão de crédito, que representam 88,1% das dívidas. Outros motivos que levam os consumidores a manterem compromissos financeiros são o financiamento de carro, que concentrou 7,3% das dívidas em fevereiro, e o financiamento de casa, com 5,1%.
Se por um lado os paranaenses são os mais endividados do Brasil, vale ressalvar que não são os mais inadimplentes. Em fevereiro, 14,5% das famílias estavam com as contas em atraso, o que coloca o Paraná na 25ª posição entre os demais estados. A média nacional de inadimplência é praticamente o dobro, com 28,1%. Já o percentual de paranaenses que admitem não ter condições de quitar seus débitos correspondem a 4,5%, ante os 11,9% da média nacional.
O endividamento caiu entre as famílias com rendimentos até dez salários mínimos, saindo de 90,9% em janeiro para 90,6% em fevereiro. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a PEIC permaneceu no patamar de 92,3%.
Comentários estão fechados.