Paraná: novas concessionárias assumem pedágio e iniciam reparos emergenciais

As tarifas de pedágio ainda não foram definidas, mas serão regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

  • Foto: Reprodução/AEN

    As novas concessionárias de pedágio do Paraná, Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, assumiram oficialmente a operação dos trechos na quarta-feira (28). As empresas iniciaram imediatamente os serviços de reparos emergenciais nas rodovias, com foco em pontos críticos como buracos na pista.

    Equipes das concessionárias já atuam em trechos críticos como o da BR-277, na ligação com o Litoral do Estado. A Via Araucária também atua em benfeitorias na BR-277, na ligação de Curitiba com os Campos Gerais.

    Os motoristas já contam com serviços de socorro médico e mecânico, com equipes distribuídas em bases operacionais. A Via Araucária, por exemplo, utilizará 37 novos equipamentos no atendimento aos motoristas.

    As concessionárias do novo pedágio paranaense deverão investir R$ 30,6 bilhões na operação, somados investimentos e serviços operacionais. O prazo de concessão é de 30 anos.

    Ainda não há prazo para o início da cobrança de pedágio. O Lote 1 tem 473 quilômetros e cinco praças de cobrança. O Lote 2 contempla 605 quilômetros de rodovias e terá sete praças de pedágio.

    Trechos:

    A Via Araucária vai controlar trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 e também da PR-418, PR-423 e PR-427. A EPR Litoral Pioneiro vai administrar trechos da BR-153, BR-277, BR-369, além das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

    O novo pedágio do Paraná promete reduzir o tempo de viagem, melhorar a segurança e a qualidade das rodovias.

    As tarifas de pedágio ainda não foram definidas, mas serão regulamentadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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