Novas concessionárias assumem rodovias do Paraná nesta quarta-feira (28); Veja quais

As empresas irão assumir a manutenção das rodovias dos lotes 1 e 2, leiloados no fim de 2023. Formalização ocorreu em solenidade nessa segunda-feira (26), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

  • As empresas irão assumir a manutenção das rodovias dos lotes 1 e 2, leiloados no fim de 2023. Formalização ocorreu em solenidade nessa segunda-feira (26), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

    Por Redação

    As concessionárias que arremataram os lotes 1 e 2 das rodovias do Paraná, no fim de 2023, assumirão a manutenção dos respectivos trechos nesta quarta-feira (28). Uma solenidade nessa segunda-feira (26), na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), em Curitiba, marcou a transferência da administração das rodovias.

    O lote 1, arrematado pela Via Araucária, contempla mais de 470km de rodovias em Curitiba e região metropolitana. Já o lote 2, da EPR Litorial Pioneiro, contempla outros 600km de estradas em Curitiba, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Nos dois lotes, as concessionárias deverão fazer mais de R$ 30 bilhões em investimentos nos próximos 30 anos.

    Neste período, elas também deverão prestar serviços de manutenção e atendimento aos usuários em mais de mil quilômetros de rodovias que compõem os dois trechos.

    Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o início das operações marca um ponto de virada para a população paranaense, com o maior contrato de concessões do Brasil, e cujo modelo já está servindo de exemplo para outros estados. “É uma virada de página em que os paranaenses vão deixar o antigo pedágio, que era meramente uma tarifação de passagem, para uma verdadeira concessão, com tarifas menores, obras de melhorias e ampliação da malha rodoviária”, afirmou.

    Envolvido desde o início das negociações junto ao governo federal, o secretário lembrou que prevaleceu o modelo defendido pelo Governo do Estado, fruto de um amplo debate com a sociedade paraense. “Tivemos um processo transparente, com participação do setor produtivo, das entidades de classe e da população, que levará desenvolvimento, segurança e industrialização, fazendo com que o Paraná se transforme no grande hub logístico da América do Sul”, acrescentou o secretário.

    O início da operação não significa que haverá retomada imediata das cobranças, que devem ser retomadas até o fim de março, conforme previsão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O órgão federal deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores. O comunicado será feito em Diário Oficial.

    De acordo com o diretor da ANTT, Luciano Lourenço, os contratos de concessão rodoviária elaborado pelo Governo do Paraná em parceria com o governo federal contêm o que existe de mais moderno em concessões públicas. “É uma modelagem que alia tarifas justas com investimentos, que pela primeira vez na história teve a segurança viária como fator determinante para as prioridades de investimento a serem feitos”, declarou.

    O diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti, enfatizou que a experiência prévia das empresas que assumirão as rodovias a partir de quarta-feira é um bom sinal de que as concessões seguirão aquilo que está previsto em contrato. “São duas concessionárias que já têm um histórico de mercado e que vão trazer para o Paraná aquilo que elas já fazem em outras rodovias do Brasil. As equipes do DER-PR, DNIT e da ANTT vão fiscalizar para garantir isso”, comentou.

    O superintendente regional no Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hélio Gomes, lembrou dos esforços do órgão e do DER-PR para garantir a manutenção das rodovias ao longo dos últimos dois anos e quatro meses, o que reforça a importância das novas concessões. Apenas o Estado investiu mais de R$ 180 milhões.

    “Este é um momento importante para o Paraná, em que passamos a responsabilidade para as concessionárias com a expectativa de termos rodovias em excelentes condições, ótimos serviços prestados à população e a ampliação da estrutura rodoviária do Estado”, disse.

    Foto: Divulgação/AEN

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