Paraná distribui vacinas da dengue às Regionais de Saúde e promove instrução de aplicação; Maringá está fora da lista

O primeiro lote de vacinas contra a dengue, recebido na quinta-feira (22) pelo Paraná, já está nas duas Regionais de Saúde elencadas para o início da vacinação.

  • Foto: SESA-PR

    primeiro lote de vacinas contra a dengue, recebido na quinta-feira (22) pelo Paraná, já está nas duas Regionais de Saúde elencadas para o início da vacinação. Nesta etapa inicial, conforme definido pelo Ministério da Saúde, 30 municípios receberão os imunizantes: 21 da 17ª Regional de Saúde de Londrina (Norte do Estado), com 23.064 vacinas, e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu (Oeste), com 11.961 doses.

    Os contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.

    Agora, as regionais darão início à distribuição dos imunizantes para os municípios, que devem iniciar a vacinação de acordo com o planejamento das respectivas secretarias de Saúde. A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos.

    “Um dos principais legados da pandemia da Covid-19 se deu pelo fortalecimento da rede de distribuição de medicamentos e insumos no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Em 24 horas, conseguimos descentralizar todas as doses para que os municípios possam otimizar suas campanhas de vacinação. São quantidades pequenas de vacinas, por isso seguiremos dialogando com o Ministério da Saúde para que o Paraná consiga mais imunizantes”.

    A remessa recebida pelo Paraná soma 35.025 doses do imunizante Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.

    TREINAMENTO – A Secretaria da Saúde (Sesa) irá promover ainda uma capacitação para preparar e instruir os agentes de saúde na aplicação dos imunizantes. O treinamento ocorre nesta sexta-feira, de maneira virtual, e deve reunir cerca de 150 profissionais que atuam nas regiões elencadas.

    A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti Lopes, destacou a importância da orientação aos profissionais da área. “A correta orientação é fundamental para o êxito nessa nova etapa de combate à dengue no Estado. Estamos seguros de que os municípios farão um grande trabalho de imunização”, afirmou.

    Confira a quantidade de doses por município:

    Londrina – 13.204

    Cambé – 2.676

    Rolândia – 1.854

    Jaguapitã – 400

    Ibiporã – 1.330

    Florestópolis – 306

    Bela Vista do Paraíso – 376

    Jataizinho – 315

    Primeiro de Maio – 224

    Sertanópolis – 389

    Tamarana – 344

    Porecatu – 255

    Assaí – 379

    Miraselva – 52

    Lupionópolis – 132

    Guaraci – 100

    Centenário do Sul – 275

    Alvorada do Sul – 218

    Pitangueiras – 80

    Prado Ferreira – 91

    Cafeara – 64

    Foz do Iguaçu – 7.909

    Medianeira – 1.328

    São Miguel do Iguaçu – 722

    Santa Terezinha de Itaipu – 647

    Missal – 283

    Itaipulândia – 339

    Matelândia – 494

    Serranópolis do Iguaçu – 136

    Ramilândia – 103

    Comentários estão fechados.